Mônica Luciane Koczyla

  • Mônica Luciane Koczyla
  • Mônica Luciane Koczyla
  • Mônica Luciane Koczyla
  • Mônica Luciane Koczyla
  • Mônica Luciane Koczyla
  • Mônica Luciane Koczyla
  • Mônica Luciane Koczyla
  • Mônica Luciane Koczyla

Instagram https://www.instagram.com/costurices_da_monica

Sobre a aluna

Desde que me entendo por gente , sempre tive apresso, antes praticamente todos tinham máquina em casa e a mãe fazia roupas, então comecei escondido da mãe , ( 12anos +ou -) a mexer na maquina da mãe e dar os primeiros pontos, fui uma menina que fez bastante crochê e tricô, a costura fui fazendo aos poucos, conforme a mãe liberava , mas com 15 anos, resolvi participar do concurso no colégio da mais bela estudante, onde fiz a mini saia pra desfilar, pois a mãe não tinha dinheiro pra comprar, foi de retalhos de dins ( calça rasgada) e contornei com crochê. Fiz 18 anos fui trabalhar para São Paulo , cheguei na casa , a patroa ficou toda contente porque eu sabia costurar um pouco, durante dois anos que trabalhei lá, arrumava as coisinhas básicas da casa. Tive meu primeiro filho, fui morar de aluguel e outro trabalho, mas todo dia passava na frente de uma loja que oferecia curso de costura, doida pra fazer , logo consegui . Pouco tempo depois voltei pra minha terra , grávida do segundo , depois que nasceu e minhas sobrinhas também, acabei cuidando das crianças , e comecei a trabalhar com costura , de boca em boca fui ganhando clientela. Hoje são quase 10 anos. Mas com o aumento de clientes e o que eu sabia ainda era muito pouco, queria estudar , na cidade só tinha curso básico o que eu sabia, queria algo mais completo, de repente me vi morrendo, estava com leucemia quase sem plaquetas mas logo os tratamentos deram certo e voltei a ativa. Então chegou a era da internet, onde conheci o primeiro curso online, costureira de mão cheia, e onde comecei de aprender um monte com a Diana , depois fui para curso de modelagem, com a sua amiga, Mayra, e estou terminando EAD de design de moda. Então estou juntando minha bagagem para entregar trabalhos da melhor qualidade ao cliente. E nesse 2024 quero decidir meu nicho de trabalho, pois hoje faço de tudo , consertos, roupas sob medida do dia a dia , vestidos de festa. Mas meu sonho é ter um lado de autoria, aquelas roupas com detalhes em crochê, outro episódio na época de adolescente , entrou na moda a calça flare, não tinha dinheiro pra comprar, então eu aumentava do joelho a barra com crochê para ficar mais larga .

Qual a importância para você de ser selecionada(o) para desfilar no IDD Fashion Day?

Principalmente a valorização do meu trabalho, que roupa de ateliê é pensada em cada cliente, com amor e carinho, que isso nescessita de tempo e conhecimento, e tem seu valor próprio muitos acreditam que costura e modelagem e dom , ajuda sim, mas é bastante estudo e técnica, uma costurinha, qualquer um faz, agora saber de verdade aonde , entender uma modelagem da roupa pronta para ajustar e ficar com cara de que não foi mexida , ou vestido de festa, com acabamentos que possa usar a roupa do avesso, não é simples , é nescessário conhecimento, um olhar de arquiteto ao corpo do cliente , e transformar aquela pedra bruta ( tecido) em jóia única ( roupa pronta) . E outra com certeza faria peças dos meus sonhos que são com detalhes de crochê, peças feitas de retalhos ( reciclagem) dins principalmente.

O que você pretende mostrar no palco do IDD Fashion Day caso seja selecionada(o)?
Seja roupa do dia a dia , casual ou de festa , mas buscando a minha essência, adotando aqueles detalhes de crochê que quando adolescente fazia ou reciclagem de dins peças feitas retalhos principalmente com aplicação de crochê também! Que no fim tem uma ligação regional. Como paranaense temos uma mistura muito grande em relação a vestimentas por ser um estado colonizado por muitos povos, mas é o estado que mais produz dins, em contrapartida é a produção do tecido ou roupas que mais causam poluição, então é uma necessidade reciclar o máximo possível. Crochê também tem seu destaque no Paraná, cidade de Barbosa Ferraz é considerada a capital do crochê.

Category: Desfile - IDD Fashion Day

Candidata anterior

Maria Daniele K Rusinek

Próxima candidata

Maria Elisabeth d'Avila Silveira Barreto