Regras para inscrição

O desfile de roupas criadas por alunas do IDD é parte do evento IDD Fashion Day, que acontecerá no dia 15 de novembro de 2024, no Centro Cultural SCAR, em Jaraguá do Sul, SC. 

Para a realização do desfile serão selecionadas(os) 05 (cinco) alunas(os) mediante prévia inscrição, conforme regras estabelecidas abaixo:

  1. A inscrição será realizada exclusivamente através do site www.iddfashionday.com.br, do dia 16 de janeiro de 2024 ao dia 10 de fevereiro de 2024; 
  2. As inscrições serão aceitas apenas até às 23 horas e 59 minutos do dia 10 de fevereiro de 2024;
  3. Para a realização da inscrição é imprescindível que a(o) interessada(o) seja aluna(o) do Instituto Diana Demarchi em qualquer curso, incluindo a assinatura da Escola de Costurar, desde que esta esteja ativa;
  4. Com finalidade de proporcionar a oportunidade a todas as(os) alunas(os), não serão aceitas inscrições de alunas(os) que já tenham desfilado em outras edições do IDD Fashion Day;
  5. A seleção das(os) alunas(os) será realizada por uma banca examinadora criada especialmente para essa finalidade, a qual é composta pelos seguintes integrantes:
    1. Cristiane Lara – Modelista da Revista Manequim;
    2. Karin Hellen Froehlich – Idealizadora da Texplay Educação e Moda
    3. Ivan Jasper – Organizador do evento O Negócio da Moda;
    4. Mariela Flego – Diretora do Instituto Flego;
    5. Rita Mazotti – Organizadora da Mega Artesanal. 
  6. A banca examinadora fará a escolha entre os dias 11 de fevereiro de 2024 e 29 de fevereiro de 2024; 
  7. Os critérios para seleção das(os) alunas(os) serão de acordo com a visão de cada integrante da banca examinadora, levando em consideração, apenas como base de apoio, os pontos especificados abaixo, 
    1. Contemplar a maior diversidade de regiões brasileiras possível; 
    2. Contemplar diferentes estilos de roupas para evitar que tenhamos estilos muito similares no palco.
  8. Após a escolha das(os) alunas(os) pela banca examinadora, o Instituto Diana Demarchi terá até o dia 10 de março de 2024 para anunciar e publicar as(os) alunas(os) selecionadas(os) para o desfile;
  9. O resultado será publicado, por ordem alfabética, no site IDD Fashion Day e demais veículos de comunicação e mídias sociais do Instituto Diana Demarchi, incluindo o site A Voz da Costura; 
  10. As(os) alunas(os) selecionadas(os) serão contactadas por meio de mensagem de WhatsApp e deverão assinar um termo de ciência onde constarão regras específicas sobre a sua participação. Caso o termo de ciência não seja assinado pela(o) aluna(o) selecionada(o), a banca examinadora será convidada para selecionar outra(o) interessada(o) para substituí-la(o); 
  11. As(os) alunas(os) terão até o dia 15 de março de 2024 para confirmar sua participação, caso não haja confirmação até a data prevista a banca examinadora será convidada para selecionar outra(o) interessada(o) para substituí-la(o);
  12. As regras para participação das(os) selecionadas(os) que estarão dispostas no termo são as seguintes:
    1. A(o) aluna(o) participante terá que desfilar 5 (cinco) peças autorais, costuradas pela(o) própria(o) aluna(o) participante;
    2. Para costurar a peça a(o) aluna(o) participante poderá desenvolver o seu próprio molde ou fazer uso de moldes prontos;
    3. Caso opte por moldes prontos, os mesmos não precisam ser do Instituto Diana Demarchi; 
    4. A(o) aluna(o) participante poderá desfilar com suas peças ou usar modelos para o desfile; 
    5. Os modelos para o desfile serão escolha da(o) aluna(o) participante, bem como a responsabilidade pelas despesas de transporte e deslocamento, hospedagem, alimentação e demais necessidades; 
    6. Caso os modelos sejam menores de idade, é imprescindível apresentar autorização dos pais ou responsáveis legais, com antecedência mínima de 1 (um) mês da data do evento;
    7. As peças que serão desfiladas na coleção deverão estar prontas 15 (quinze) dias antes da realização do desfile, ou seja, dia 31 de outubro de 2024;
    8. A(o) aluna(o) deverá nomear sua coleção e cada peça da coleção deverá possuir uma descrição com no máximo 150 (cento e cinquenta) palavras; 
    9. O nome da coleção e as descrições de cada peça deverão ser entregues em documento editável (DOC, TXT, ODT ou outros) 15 (quinze) dias antes do evento; 
    10. As descrições serão submetidas a revisão ortográfica e gramatical e serão padronizadas em documento específico do IDD Fashion Day; 
    11. As trilhas sonoras para o desfile serão de escolha exclusiva do Instituto Diana Demarchi e serão constituídas por músicas livres de direitos autorais;
    12. O Instituto Diana Demarchi disponibilizará ferro de passar roupas e uma máquina de costura doméstica para pequenos ajustes no camarim;
    13. O camarim será compartilhado entre todas(os) as(os) participantes;
    14. Para que haja tempo suficiente para troca de roupas o desfile será realizado de forma alternada entre as(os) alunos(as) participantes; 
    15. A(o) aluna(o) participante e os modelos que desfilarão não precisarão pagar ingresso para o IDD Fashion Day; 
    16. Caso a(o) aluna(o) selecionada(o) já tenha adquirido o ingresso para o IDD Fashion Day, o mesmo será ressarcido mediante transferência PIX; 
    17. Toda a estrutura de local, equipamento áudio visual, apresentação, luzes e demais itens necessários para a realização do desfile serão de responsabilidade do IDD; 
    18. As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação da(o) aluna(o) participante e dos seus modelos serão de inteira responsabilidade da(o) aluna(o) selecionada(o); 
    19. As despesas com material para criação das peças (tecidos, aviamentos, acessórios e demais adereços) serão de responsabilidade da(o) aluna(o) participante; 
    20. A(o) aluna(o) participante e seus modelos cederão direito de uso de imagem para divulgação para uso irrestrito pelo Instituto Diana Demarchi, mediante assinatura de termo, o qual deverá estar assinado 15 (quinze) dias antes da realização do evento;
    21. Não há nenhuma remuneração prevista para a(o) aluna(o) participante e seus modelos, sendo que sua participação é totalmente voluntária e não configura nenhum tipo de vínculo trabalhista; 
    22. O Instituto Diana Demarchi fará duas reuniões online para orientação e esclarecimento de dúvidas, uma reunião será realizada no mês de abril de 2024, com data e horário a confirmar, e a outra será realizada aproximadamente 30 dias antes da realização do evento, com data e horário a confirmar;
    23. Para concentração de informações sobre o desfile será criado um grupo de WhatsApp com todas(os) as(os) alunas(os) participantes e integrantes da equipe do Instituto Diana Demarchi.
  1. O evento será presencial e o desfile terá transmissão ao vivo pelo Youtube para todo o público do Instituto Diana Demarchi e demais pessoas interessadas que queiram assistir, configurando portanto, uma grande visibilidade para as(os) alunas(os) participantes. 
  2. As(os) alunas(os) interessadas(os) deverão inscrever-se clicando no link abaixo e preenchendo todos os dados solicitados.

Voltar para o formulário